BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sábado, 3 de outubro de 2009

Dicionário de Termos Médicos e de Enfermagem Continuação Iniciados com a Letra "E"




E

Epistaxe Hemorragia nasal.

Eclâmpsia – Aparecimento, durante a gravidez, de edema, hipertensão arterial, proteinúria e convulsões.

Efeitos colaterais Efeitos secundários e freqüentemente adversos de uma droga ou outro tratamento. Exemplo: náusea.

Endógeno Fatores Internos.

Enurese – Emissão involuntária de urina, após a idade na qual o controle dos esfíncteres já deveria existir. Freqüentemente refere-se à emissão de urina durante o sono (enurese noturna).

Epistaxe – Hemorragia nasal.

Episiotomia – Incisão ao nível do assoalho perineal, visando ampliar o canal do parto, facilitando o desprendimento fetal.

Equimose – Mancha negra, marrom ou amarelada, resultante da infiltração do tecido celular subcutâneo por certa quantidade de sangue na pele, nas mucosas ou nas serosas.

Erisipela – Infecção grave e contagiosa da pele por estreptococos, comumente na face, braços ou pernas. Surge uma erupção cutânea, levemente inchada e avermelhada, freqüentemente trazendo pequenas bolhas.

Eritema – Ruborização cutânea por vasodilatação, que desaparece por vitropressão ou dígito-pressão. Pode ser de vários tipos: cianose, rubor, enantema, exantema, eritema marginado, eritemas figurados e eritrodermia.

Eritrodermia – Eritema generalizado, crônico e persistente que se acompanha freqüentemente de descamação.

Eructação – Eliminação de gases pela boca, popularmente denominado "arroto", tem como causa principal a aerofagia.

Escala de Glasgow – escala para avaliação das funções neurológicas. Graduadas em pontos que somados vão de 3 a 15, sendo que quanto menor a pontuação mais grave. A abertura ocular varia de 4 a 1, a melhor resposta verbal de 5 a 1 e a melhor resposta motora de 6 a 1.

Eupnéica Que respira normalmente.

Exantema – Eritema generalizado, agudo, de curta duração. Pode ser morbiliforme, rubeoliforme (áreas afetadas entremeadas com pele sã) ou escarlatiniforme (difuso e uniforme).

Exérese Remoção cirurgica.

Exoftalmia – Projeção do olho para frente.Ex.: Hipertireoidismo.

Exógenos Fatores externos.

Exsudado Matéria mais ou menos líquida que se encontra nos processos inflamatórios, formada por plasma, células inflamatórias, leucócitos e detritos de células.




Um bom final à todos!°°°!

Nenhum comentário: