E
Epistaxe – Hemorragia nasal.
Eclâmpsia – Aparecimento, durante a gravidez, de edema, hipertensão arterial, proteinúria e convulsões.
Efeitos colaterais – Efeitos secundários e freqüentemente adversos de uma droga ou outro tratamento. Exemplo: náusea.
Endógeno – Fatores Internos.
Enurese – Emissão involuntária de urina, após a idade na qual o controle dos esfíncteres já deveria existir. Freqüentemente refere-se à emissão de urina durante o sono (enurese noturna).
Epistaxe – Hemorragia nasal.
Episiotomia – Incisão ao nível do assoalho perineal, visando ampliar o canal do parto, facilitando o desprendimento fetal.
Equimose – Mancha negra, marrom ou amarelada, resultante da infiltração do tecido celular subcutâneo por certa quantidade de sangue na pele, nas mucosas ou nas serosas.
Erisipela – Infecção grave e contagiosa da pele por estreptococos, comumente na face, braços ou pernas. Surge uma erupção cutânea, levemente inchada e avermelhada, freqüentemente trazendo pequenas bolhas.
Eritema – Ruborização cutânea por vasodilatação, que desaparece por vitropressão ou dígito-pressão. Pode ser de vários tipos: cianose, rubor, enantema, exantema, eritema marginado, eritemas figurados e eritrodermia.
Eritrodermia – Eritema generalizado, crônico e persistente que se acompanha freqüentemente de descamação.
Eructação – Eliminação de gases pela boca, popularmente denominado "arroto", tem como causa principal a aerofagia.
Escala de Glasgow – escala para avaliação das funções neurológicas. Graduadas em pontos que somados vão de 3 a 15, sendo que quanto menor a pontuação mais grave. A abertura ocular varia de 4 a 1, a melhor resposta verbal de 5 a 1 e a melhor resposta motora de 6 a 1.
Eupnéica – Que respira normalmente.
Exantema – Eritema generalizado, agudo, de curta duração. Pode ser morbiliforme, rubeoliforme (áreas afetadas entremeadas com pele sã) ou escarlatiniforme (difuso e uniforme).
Exérese – Remoção cirurgica.
Exoftalmia – Projeção do olho para frente.Ex.: Hipertireoidismo.
Exógenos – Fatores externos.
Exsudado – Matéria mais ou menos líquida que se encontra nos processos inflamatórios, formada por plasma, células inflamatórias, leucócitos e detritos de células.
Nenhum comentário:
Postar um comentário