BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dicionário de Termos Médicos e de Enfermagem.. Continuação das Letras: "F" à "G".


________________________________________
F

Fácie de “Lua Cheia”
– Rosto arredondado, por depósito de gordura, acne e hirsutismo; ocorre na Síndrome de Cushing.

Fasciculação – Contrações irregulares e não rítmicas de fascículos musculares, resultante da ativação aleatória de unidades, presente no repouso e desaparece com o movimento voluntário.

Fenômeno de Raynaud – Ciclo de alterações na coloração dos dedos das mãos e dos pés, no qual as arteríolas se contraem deixando a pele cianótica, depois pálida e em seguida vermelha; causados pelo frio ou por estresse emocional.

Fenótipo – Características físicas, bioquímicas e fisiológicas individuais determinadas pela genética e meio-ambiente, ao contrário do genótipo. (ver: genótipo)

Fimose – Condição na qual é impossível arregaçar o prepúcio sobre a glande, exteriorizando-a. A necessidade de correção cirúrgica (postectomia) deve ser avaliada pelo médico, pois em crianças a fimose pode desaparecer com o crescimento.

Fístula – Comunicação anormal, entre duas superfícies ou entre órgãos. Uma fístula reto-vaginal, por exemplo, é uma comunicação anormal entre o reto e a vagina.

Fissura – Qualquer fenda que ocorre em uma parte do órgão, rachadura na pele ou úlcera nas membranas mucosas.

Flatulência – Acúmulo de gases intra-abdominais, freqüentemente acompanhada de sensação de distensão do abdome.

Flebite – Inflamação das veias.

Frêmito – Sensação vibratória que se percebe ao palpar o tórax de um indivíduo no momento em que ele fala (toracovocal) ou no momento em que respira (pleural e brônquico).

Frigidez – Insensibilidade sexual, anafrodisia.

________________________________________
G

Gangrena – Resultado da ação de agentes externos sobre o tecido necrosado. Pode ser: gasosa, na qual formam-se bolhas de gás devido à ação de bactérias anaeróbias gasógenas no tecido necrosado; seca, na qual ocorre desidratação dos tecidos necrosados, que ficam secos e duros como pergaminhos (“mumificação”); úmida ou pútrida, por liquefação e putrefação (pulmões, mucosa uterina, intestino e pele).
_________________________
_______________

Nenhum comentário: