BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Micose.


Micose é o nome dado a várias infecções causadas por fungos. Existem cerca de 230 mil tipos de fungos, mas apenas 100 tipos aproximadamente que causam infecção. Visto que os fungos estão em toda a parte, é inevitável a exposição a eles. Em condições favoráveis (como ambientes com muita umidade e calor excessivo), os fungos se reproduzem e podem dar origem a um processo infeccioso que, dependendo do fungo ou da região afectada, pode ser superficial ou profundo.


Micoses superficiais:


Nesse tipo de micose, os fungos se localizam na parte externa da pele, ao redor dos pêlos ou nas unhas, alimentando-se de uma proteína chamada queratina. A micose superficial mais comum é a frieira ou 'pé-de-atleta', que atinge a pele entre os dedos, geralmente dos pés. Ela pode vir acompanhada de uma infecção bacteriana. Em alguns casos a cura pode demorar vários meses. A onicomicose (infecção fúngica da unha) também é extremamente frequente na população adulta, particularmente nas unhas dos pés. A Pitiríase versicolor, conhecida vulgarmente como pano branco, é uma micose superficial causada pela levedura P. ovale.


Micoses profundas:


Incluem-se neste grupo infecções fúngicas que afetam a profundidade da pele ou subcutâneas (por exemplo, Esporotricose e Cromomicose) e aquelas que se instalam em órgãos internos (por exemplo, Blastomicose, Criptococose). Na micose subcutânea normalmente a infecção fica restrita à pele. Enquanto na micose profunda propriamente dita, os fungos se espalham através da circulação sanguínea e linfática. Podem infectar a pele e órgãos internos como pulmões, intestinos, ossos e até mesmo o sistema nervoso.

Contágio:

Algumas formas comuns de se contrair uma micose:

Contato com animais de estimação
Em
chuveiros públicos
Lava-pés de piscinas e saunas
Ao andar descalço em pisos úmidos ou públicos
Uso de
toalhas compartilhadas ou mal-lavadas
Equipamentos de uso comum (
botas, luvas)
Uso de
roupas e calçados de outras pessoas
Uso de
alicates de cutículas, tesouras e lixas não-esterilizadas
Contato com material contaminado em geral.
Usando roupas umidas por tempo prolongado.
Precauções:

Alguns procedimentos que diminuem o risco de se contrair uma micose:
Sempre use
sandálias
Evite andar descalço em pisos úmidos
Nunca use toalhas compartilhadas e/ou mal lavadas
Após o
banho enxugue-se bem, principalmente nas áreas de dobras, como o espaço entre os dedos dos pés e virilha
Use sempre roupas íntimas de fibras naturais como o
algodão, pois as fibras sintéticas prejudicam a transpiração
Verifique se os objetos de
manicure, como alicates, tesouras e lixas são esterilizados (ou tenha um de uso exclusivo seu)
Em contato prolongado com
detergentes, use luvas e enxague as mãos toda vez que usar esponja
Evite utilizar
pentes ou escovas de cabelo de outras pessoas .

Tratamento:

Existem medicamentos rápidos, eficazes e seguros para o tratamento de micose. Mas, apesar de ser um tratamento simples, exige persistência, porque é comum pensar que o fungo está eliminado, quando na verdade não está. Portanto, o paciente não deve interromper o tratamento quando se sentir melhor. Deve seguir corretamente o tratamento indicado pelo médico.

Micose da Pele:

A micose da pele, chamada popularmente de tinha, é uma infecção da pele causada por fungos, organismos microscópicos que são semelhantes ao mofo e ao bolor.

Embora a micose possa afetar quase qualquer parte do corpo, da cabeça aos pés, os lugares que não tomam sol e úmidos favorecem seu crescimento, como a pele na área da virilha, os espaços entre os dedos dos pés e as dobras de pele profundas nas pessoas obesas. As pessoas podem pegar micose de vários modos diferentes, incluindo:

Contato pele-a-pele direto com uma pessoa contaminada
Brincar com, ou acariciar, um bicho de estimação contaminado
Usar o que uma pessoa contaminada vestiu ou calçou, ou ainda, usar artigos pessoais como pentes, escovas ou toalhas
Compartilhar os brinquedos de uma criança contaminada, especialmente bichinhos de pelúcia
Tocar uma superfície contaminada - Algumas superfícies de alto risco incluem o piso dos banheiros, chuveiros e vestiários; recinto de saunas; equipamentos de ginástica; bordas de piscinas, especialmente em escolas ou piscinas públicas. Em geral, qualquer superfície que é usada por muitas pessoas diferentes pode ter fungos, especialmente se a superfície está também molhada ou úmida. Mesmo tapetes e sofás contaminados podem espalhar a infecção.

Dependendo do local específico, a micose pode ser conhecida por um nome mais comum, como o pé de atleta. Os vários tipos de micose incluem:

Micose do couro cabeludo - Esta infecção, também conhecida como tinea capitis, caracteriza-se por áreas de perda de cabelo no couro cabeludo. É especialmente comum entre crianças entre 3 e 9 anos de idade, particularmente crianças que vivem em condições de superlotação em áreas urbanas. A disseminação da micose no couro cabeludo através de pentes, escovas, chapéus e travesseiros contaminados, pode acontecer como epidemias em escolas, asilos e creches.
Micose da Barba (Tinea barbae) - Esta infecção fúngica afeta áreas da barba (da face e do pescoço) em homens adultos, principalmente da raça negra.
Micose do corpo - Também conhecida como tinea corporis, envolve a pele sem cabelos da face, tronco, braços ou pernas. De todos os tipos de micose, a tinea corporis é o que freqüentemente produz as clássicas manchas em forma de anel com bordas que parecem lombrigas. A tinha do corpo aparece em pessoas de todas as idades e raças, e as mulheres são tão freqüentemente afetadas quanto os homens.
Tinha da virilha - Esta infecção, também conhecida como tinea cruris, tipicamente causa manchas pruriginosas (que causam coceira), descamativas e vermelhas da pele na área da virilha. Afeta freqüentemente adolescentes e homens adultos, especialmente aqueles que estão obesos, ou que usam roupa íntima apertada. É o tipo mais comum de tinea.
O pé de atleta (Micose dos pés) — O pé de Atleta, também conhecido como tinea pedis ou simplesmente frieira, é a segunda forma mais comum de tinha. Em alguns indivíduos, o fungo ataca não só a pele dos pés mas também as unhas dos dedos do pé (veja
Micose das unhas dos pés). O pé de atleta é freqüentemente adquirido enquanto se caminha descalço em pisos contaminados, especialmente em ginásios e vestiários.



Nenhum comentário: