BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Sinusite.




Sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso.
Os seios paranasais são formados por um grupo de cavidades aeradas que se abrem dentro do
nariz e se desenvolvem nos ossos da face.
As causas mais comuns que podem desencadear a sinusite são: a gripe, alergia, desvio do septo nasal e más condições climáticas. Mas existem várias maneiras de prevenir a sinusite. O primeiro passo é fazer de tudo para garantir uma boa função nasal, provocando uma drenagem adequada das cavidades. As medidas profiláticas em relação às alergias também contribuem na prevenção.
Esta patologia pode ser dividir em quatro tipos:
Infecciosa: a sinusite neste caso tem características de dor na região dos seios da face, seguida de obstrução nasal, secreção purulenta e
febre.
Alérgica: apresenta dor nos seios da face, ocasionalmente
febre e vem com todos os sintomas comuns da alergia, coriza clara e abundante, obstrução nasal e crises de espirros.
Traumática: causada por diferença de pressão. Por exemplo, durante viagens de avião ou mergulho. Suas características são a dor maxilar e pouca obstrução nasal.
Crônica: neste caso a drenagem do muco fica definitivamente comprometida, e a mucosa fica espessa e fibrosa.

Diagnóstico:

O processo de diagnóstico se inicia com uma história clínica bem colhida, associada a exames radiológicos, em particular a tomografia computadorizada, e exames vídeo-endoscópicos, destacando que a utilização exclusiva dos raios X para o diagnóstico das sinusopatias é desaconselhado devido à alta taxa de falhas que este exame apresenta para os seios da face.

O que se sente?

A doença pode gerar sensação de "peso na face", corrimento nasal, dores de cabeça, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.

Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da história que o paciente relata, exame físico da região e de exames radiológicos eventualmente necessários.

Tratamento:

Após o diagnóstico se inicia o tratamento que se destina a desobstruir, a liberar as secreções retidas na face e tentar que este processo infeccioso e/ou inflamatório não se repita. O tratamento se dá através de antialérgicos, corticóides, lavagens nasais, inalações e cirurgias, com seus avanços nos últimos anos, que oferecem excelentes resultados quando indicados corretamente e realizados por médicos experientes neste setor. Sendo valer que estudos feitos recentes mostraram que a pessoa que ingerir bebidas alcoólicas no tratamento ou no desenvolvimento dela agrava o caso em cerca de 40% de aumento das secreções retidas na face.A sinusite e a obstrução nasal têm cura. O importante é destacar que o tratamento correto e a adesão do paciente são de fundamental importância para que a doença seja vencida.
O tratamento tambem é feito com analgésicos, medicamentos para melhorar a permeabilidade nasal e antibióticos específicos aos germes que forem encontrados na região. Trata-se com medicamentos antifúngicos as infecções fúngicas sinusais.

Como se previne?

O cuidado com a saúde para se evitar as infecções virais e a manutenção da permeabilidade nasal durante essas viroses; o correto tratamento dos problemas alérgicos; a correção cirúrgica de eventuais desvios septais obstrutivos e/ou cornetos nasais obstrutivos podem prevenir as sinusites.
Quem vive em regiões frias ou com grandes variações climáticas ao longo dos dias ou meses, deve tomar cuidados mais intensos pela propensão maior da doença.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico:
A minha sinusite tem cura?
Se ela retorna freqüentemente não seria necessário combater os fatores predisponentes?
Quais as repercussões a médio e longo prazo de uma sinusite mal tratada?

Causas da Sinusite:

Muitas das causas da sinusite advém das infecções respiratórias que inflamam as mucosas do nariz e consequentemente os seios peri nasais.
Alergias, desvios do septo nasal, etc. podem dificultar a drenagem do muco ou provocar reacções inflamatórias que produzem muco "em excesso" que leva a uma maior acumulação e por consequência inflamação.

Tratamentos não médicos:

Como vimos acima, a sinusite é uma acumulação de líquidos nos seios peri nasais e inflamação desses seios e desses líquidos.
A abordagem consiste em manter os canais de drenagem abertos para que o muco e os líquidos dos seios possa escorrer para as fossas nasais e dessa forma não permaneça nos seios para que o risco de infecção e inflamação seja reduzida ao mínimo.
Os ossos da cabeça movem-se e articulam uns com os outros.
As tensões do dia a dia, o stress e muitos outros factores muitas das vezes comprimem os ossos faciais e da cabeça uns contra os outros, bloqueando os canais de drenagem dos seios peri nasais, criando assim as condições para que a sinusite se instale e permaneça.
O que há a fazer é libertar as compressões existentes nos ossos faciais e cranianos permitindo dessa forma que a drenagem dos seios se faça normalmente e dessa maneira não se crie o ambiente propício à sinusite.
Libertar as influências que afectam os ossos faciais e cranianos e libertar estes ossos é a chave para se manter sempre uma boa drenagem dos seios peri nasais e dessa forma impedir que a sinusite se manifeste ou para que ela desapareça de vez.
Esta abordagem é muitas das vezes uma ajuda fundamental em alergias, rinites e outros problemas que existem ao nível do nariz e das vias respiratórias.
é desta forma que muitos destes problemas podem ser resolvidos ou melhorados significativamente

Nenhum comentário: