BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI)


Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI)

O CREASI está localizado no Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto, no qual também funciona o Centro de Diabetes e Endócrino da Bahia (CEDEBA), o Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO) e o Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (CEPRED).


Essa instituição foi criada na Bahia, em 1999 com a proposta de formação de um centro de referência para o atendimento exclusivo ao idoso, visando à promoção da independência, do auto-cuidado e da autonomia além do incentivo a participação familiar e social. Dispõem dos seguintes serviços: atendimento odontológico; triagem para os ambulatórios de especialidades ou serviços de reabilitação com acompanhamento ao mesmo; assistência de enfermagem; terapia ocupacional; oficinas terapêuticas; atividades educativas; apoio aos programas básicos de saúde; grupos de convivência; apoio à rede SUS; acompanhamento específico das doenças psiconeurológicas; ambulatórios de especialidades (Núcleo de Apoio ao Portador de Parkinson/ Núcleo de Esquecimento/ Centro de Atenção Psicossocial); dispensação de medicação, dentre outros.
Para ser beneficiado com os serviços do CREASI é necessário que o idoso seja referenciado, tenha mais de 60 anos e apresente pelo menos 01 dos “Is” Geriátricos (Instabilidade Postural; Imobilidade; Iatrogenia; Insuficiência Cerebral; Incontinência Fecal e/ou Incontinência Urinária).
Na primeira consulta será feita a triagem e a solicitação de uma série de exames que o idoso deverá fazer e apresentar na primeira consulta com o médico geriátrico. Nessa consulta o idoso será avaliado pela equipe multiprofissional, enfermeiro, assistente social e por fim o médico geriátrico. A depender do problema que o idoso apresente o médico irá direcioná-lo ao especialista, processo denominado de rastreamento.
No caso da insuficiência cerebral é necessário que o idoso faça um consulta com a enfermeira, na qual será realizada a avaliação clínica e o teste de minimental. (ver anexo I). Que deverá ser avaliado conforme pontuação atingida pelo idoso, avaliação essa que será diferenciada, em sua contagem de pontos, conforme o idoso seja analfabeto ou alfabetizado.
Como citado anteriormente, o CREASI conta com os seguintes núcleos:
1. CAPS – Centro de Atenção Psicossocial: seu atendimento está voltado para os quadros de depressão realizado através do desenvolvimento de atividades em grupos como artesanatos, além da terapia ocupacional e fisioterapia para pacientes com seqüelas motoras e neurológicas. Conta ainda com um mural denominado “Correio do CAPS” no qual semanalmente são expostas informações e atividades de interesse dos idosos, é subdividido em: Editoral, Para Refletir, Notícias, Esportes, Saúde, Culinária e Hora da Poesia.
2. NAP – Núcleo de Parkison: neste núcleo serão realizadas as avaliações para verificação da necessidade desse idoso em receber a medicação.
3. NESQ - Núcleo do Esquecimento: atende pacientes encaminhados pela rede básica que apresentam algum tipo de esquecimento de moderado a grave, inclusive demência. A equipe avalia a função cognitiva do idoso através do minimental e escala de Barthel (ver anexo II). Para aqueles pacientes cuja pontuação do primeiro teste seja de 09 a 23 pontos, realiza-se seu cadastramento no programa para liberação de medicação, será necessário a avaliação cognitiva trimestral desse paciente, realizada pelo médico geriatra.


Acesso aos Usuários
O paciente dirige-se ao SAME para ser cadastrado, em seguida é encaminhado à Enfermaria para avaliação. Se o usuário atender aos critérios para Admissão, então é encaminhado para o geriatra. Caso contrário, encaminha-se o paciente para outra Unidade.

Nenhum comentário: