BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Obras Sociais Irmã Dulce (OSID)


OSID, Obras Sociais Irmã Dulce, é uma entidade filantrópica de fins não-econômicos fundada em 26 de maio 1959, por Irmã Dulce, é reconhecida como instituição de utilidade pública nos âmbitos municipal estadual e cadastrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A história da instituição começa em 1949, quando Irmã Dulce abriga seus primeiros 70 doentes no galinheiro do Convento das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Dez anos depois, em agosto de 1959, nasce no local a Associação Obras Sociais Irmã Dulce. A primeira década foi marcada pelo apoio voluntário de médicos e amigos e pelas peregrinações de Irmã Dulce em busca de alimentos, remédios e doações para seus pobres e doentes.

A atenção multidisciplinar, integral e humanizada é uma das características do atendimento prestado pela OSID ao público necessitado, é reconhecida como uma entidade que congrega a excelência técnica e o pioneirismo em práticas de humanização no atendimento à população de baixa renda. Em seus núcleos a instituição desenvolve ações que cobrem todo o aspecto da assistência á saúde incluindo exames laboratoriais e de bio-imagem, assistência básica, internação, urgência e emergência, cirurgias de alta complexidade, reabilitação e pesquisa de ponta. Os núcleos de Saúde contam com 1.009 leitos para atendimento de patologias clínicas e cirúrgicas e 33 especialidades em ambulatório. Nas Obras trabalham 2.661 profissionais, divididos em 2.201 cientistas e 370 médicos, fisioterapeutas, dentistas e fonoaudiólogo em regime de prestação de serviço.

As Obras Sociais Irmã Dulce disponibiliza cerca de 1.001 leitos hospitalares direcionados á população carente do estado. Tem uma estrutura física dividida entre o complexo de Romã em Salvador, onde estão localizados os serviços de saúde e assistência social e o Centro Educacional Santo Antonio no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador.

É constituída operacionalmente por núcleos que prestam assistência médica, social e educação á população em geral. A partir de 2005, a instituição passar administrar centros de saúde, unidades de Programa Saúde da Família e residências terapêuticas do município de Salvador e o Hospital Oeste, constituído pelo governo do estado.
O complexo de Roma abriga os seguintes núcleos:
· Ambulatório José Sarney (AJS)
· Hospital Santo Antonio (HSA)
· Hospital da Criança (HC)
· Centro Médico Social Augusto Lopes Pontes (CMSALP)
· Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (CATA)
· Centro de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais (Centrinho)
· Centro Geriátrico Julio Magalhães (CGJM)
· Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (CRPD)
· Laboratório de Análise Taciano Campos (LBTO)
· Centro de Bio-imagem (CBI)
· Clínica da Mulher Dona Dulcinha
· Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Janete (CEPPAJ)
· Centro de Pesquisa Clínica (CPEC)
· Centro Educacional Santo Antonio (CESA)
· Memória Irmã Dulce

Adiciona-se a esses as Unidades Externas
· Centros de Saúde
· Programa Saúde da Família
· Residência Terapêutica
· Hospital Oeste
July.

Nenhum comentário: