BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cannabis e Inalantes


Cannabis
Cannabis é o nome abreviado da planta cannabis sativa. Todas as partes da planta contém canabinóides psicoativos. A planta da cannabis geralmente é cortada secada, picada e, então, enrolada em cigarros. Os nomes mais comuns da cannabis são maconha, erva, marijuana.
A tolerância à cannabis desenvolve-se, e a dependência física foi descoberta, mas as evidências para a dependência fisiológica não são fortes. Os sintomas de abstinência em humanos limitam-se a uma ligeira irritabilidade, inquietação, insônia, anorexia e leves náuseas. Esses sintomas são vistos apenas quando ocorre uma interrupção súbita do consumo de altas doses da cannabis.
Quando fumada os efeitos euforizantes da cannabis aparecem em minutos, alcançam um pico de 30 minutos e duram de duas a quatro horas.
Os efeitos mais comuns da cannabis envolvem a dilatação dos vasos sanguíneos das conjuntivas (olhos vermelhos) e leve taquicardia, boca seca também é efeito comum da intoxicação com cannabis.
O tratamento do uso de cannabis repousa sobre os mesmos princípios de tratamento de transtornos relacionados a outras substâncias de abuso – abstinência e apoio.

Inalantes
Inclui as síndromes psiquiátricas resultantes do uso de solventes, colas adesivos, etc. Exemplos específicos dessas substâncias incluem gasolina, removedor de verniz, cola de aviões, etc. Foi relatado um ressurgimento da popularidade dos inalantes entre os jovens. O uso de inalantes entre adolescentes pode ser mais comum naqueles que têm pais ou irmãos mais velhos que usam substâncias ilegais. O uso de inalantes durante um longo período pode gerar uma dependência e abuso. O estado de intoxicação freqüentemente caracteriza-se por apatia, funcionamento social e ocupacional diminuído, julgamento comprometido e comportamento impulsivo ou agressivo, a pessoa pode posteriormente apresentar amnésia para o período de intoxicação.
Principais transtornos mentais relacionados à intoxicação por inalantes:
- Delírio por intoxicação;
- Demência persistente;
- Transtorno psicótico;
- Transtorno do humor e ansiedade
Os sintomas psicológicos de altas doses da substância incluem um estado de medo, ilusões sensoriais, alucinações visuais e auditivas e distorções do tamanho corporal.

Nenhum comentário: